No último sábado, 26/03, o Município de Pinhão sediou a Primeira Etapa do Campeonato Estadual de Pesca Esportiva, realizado pelo Governo do Estado do Paraná, através da Superintendência do Esporte – Paraná Esporte. O evento contou com a participação de mais de 40 inscritos, que realizaram sua pesca no Alagado Foz do Areia. A edição marca a volta do Torneio de Pesca após a pandemia.
A realização do Torneiro objetiva popularizar a pesca esportiva em Pinhão e despertar a consciência ecológica. O Torneio de Pesca Esportiva foi dividido nas seguintes categorias: Pesca barranco, caiaque e barco trio e dupla. Aos inscritos foram entregue a régua oficial do torneio para medir, em centímetros, o peixes pescados, e validar a aferição dos peixes capturados pelo pescador. O registro, a ser entregue para a coordenação, foi realizado em vídeo mostrando a captura (retirada da água), medição e soltura do peixe. A aferição em comprimento padrão vai do maxilar inferior do pescado ao final da nadadeira caudal. A premiação foi realizada do 1° ao 4° Lugar e um barco foi sorteado entre os inscritos na pesca embarcada.
O torneio foi um sucesso, trouxe muita diversão e turistas para o município. A concentração das autoridades, turistas e Munícipes, além da premiação, aconteceu em frente a Pousada do Jaime, hoje sob nova direção. Participaram pescadores de várias cidades do Estado do Paraná.
Para os organizadores do evento, é a retomada de um setor que une esporte, meio ambiente e turismo. “Em anos anteriores, devido a pandemia, infelizmente não foi possível realizar o torneio, mas queremos agradecer todo o apoio do Governo do Estado e a parceria do Governo Municipal para que esse ano retomássemos os eventos. Esse evento prova que unir esporte, meio ambiente e turismo é uma das grandes forças que temos como matriz econômica. Nosso município dispõe de um rico potencial hídrico e queremos colocar o Pinhão na rota da pesca esportiva do Brasil”. Destacou o Secretário de Esportes Jair Gonçalves.
Confira como foi a Pescaria em video clicando aqui