PROJETO RESILIÊNCIA FORTALECE APOIO A PACIENTES DE ONCOLOGIA E HEMODIÁLISE EM PINHÃO

O Projeto Resiliência é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, coordenada pela assistente social Iara, que visa implantar um plano de ação junto a pacientes do município de Pinhão que fazem tratamento na Oncologia e Hemodiálise. As atividades, elaboradas com a participação de uma equipe multidisciplinar e voluntários, têm como principal objetivo a promoção da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, funcionando como uma rede de apoio, além de facilitar o acesso aos serviços oferecidos.

Para a Secretária de Saúde, Meuri Macedo, o principal objetivo do projeto é tornar o tratamento e a jornada até a cura mais leves. “Além disso, queremos oportunizar a esses pacientes, que enfrentam uma jornada exaustiva de tratamento diário, a chance de conhecer pessoas na mesma condição de saúde, trocar experiências com aqueles que já superaram a doença e entender que não estão sozinhos. Conhecer a doença, suas fases, falar do tratamento e ajudar no manejo dos sintomas e efeitos colaterais são partes essenciais do processo. Esse contato também proporciona coragem e força aos pacientes, pois eles se inspiram em pessoas que já venceram essa fase. Os familiares também poderão acompanhar e aprender a dar o suporte necessário, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente.”

As atividades iniciaram na sexta-feira, dia 22 de novembro, com a presença de acadêmicos do curso de Serviço Social, profissionais das secretarias de Assistência e Saúde e a participação especial da Mamãe Noel. Alguns pacientes foram visitados em seus domicílios. A programação de Natal voltada para esse público terá continuidade nas próximas semanas.

Pular para o conteúdo