PROGRAMA CAIXA D´ÁGUA BOA

O QUE É O PROGRAMA CAIXA D’ ÁGUA BOA?

Objetivo do programa é promover a melhoria do abastecimento de água em residências urbanas e rurais de famílias em situação de vulnerabilidade social, nos municípios participantes do Programa Família Paranaense, por meio da instalação de caixas d’água. Este é um Programa do Governo do Estado do PR, e nesta edição 2020/2021 serão atendidos 64 municípios e um número de 1800 famílias.

QUAIS OS CRITÉRIOS PARA OS MUNICÍPIOS PARTICIPAREM?

Municípios prioritários do Programa Nossa Gente PR, este programa atende as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Essas famílias são assistidas pelo programa Nossa Gente Paraná. Técnicos identificam as potencialidades de cada grupo familiar e definem planos de desenvolvimento de acordo com as características da região onde a família vive. Durante dois anos, elas são atendidas por uma rede integrada de proteção, principalmente nas áreas da assistência social, saúde, educação, habitação, agricultura e trabalho.

Outro critério trata-se do contrato de concessão do município vigente junto a Sanepar, aderência dos municípios ao programa, famílias selecionadas dentro dos critérios e o protocolo dos documentos nos prazos estabelecidos.

A SEJUF faz: o Pagamento, disponibilização do sistema, definição dos municípios, definição de normas, supervisão e monitoramento.

Já a Sanepar: a compra das caixas, logística de distribuição e capacitação das famílias.

Através do Comitê Local/CRAS: seleção das famílias, visita domiciliar, juntada de documentos e orientações às famílias. O setor de engenharia, saneamento, logística, habitação/obras/infraestrutura, etc, ficam com a parte de armazenamento das caixas d’água; entrega das caixas d’água, articulações com a Sanepar, verificação das instalações.

COMO É FEITA A SELEÇÃO DAS FAMÍLIAS?

A seleção das famílias é de responsabilidade do comitê Local do Programa Nossa Gente PR coordenado pelo CRAS. O nosso município tem por meta atender 30 famílias, onde para essa seleção utilizamos critérios adicionais de seleção priorizando e respeitando os critérios gerais do projeto.  Priorizamos as famílias com Índice de Vulnerabilidade das Famílias IVF-PR, mais alto incluídas no Programa Nossa Gente PR. Essas famílias são todas do Cadastro Único, vale ressaltar aqui a importância deste cadastro, pois a partir daí podem acessar os Benefícios assistenciais dentre eles: o Auxilio Brasil que antes era o Bolsa Família, o BPC, Tarifa social de energia elétrica, Programa do Leite das crianças, Cartão Comida Boa entre outros.

QUAL É A ATRIBUIÇÃO DAS FAMÍLIAS?

Recebimento do material, participação, capacitação pelos profissionais envolvidos com o Programa, promoção da instalação, zelar pela caixa d’água instalada. No nosso município iniciamos no mês de janeiro o trabalho com visitas domiciliares pela técnica assistente social responsável do CRAS, orientações as famílias sobre a documentação e sobre o Programa. E hoje teremos a primeira reunião com as famílias pré-selecionadas. Vale afirmar que todo esse trabalho iniciou com uma capacitação pela SEJUF em 30 de novembro/21. Pode se afirmar que estamos a três meses já na seleção das famílias e no diálogo com as mesmas. São aproximadamente 20 para o perímetro urbano e 10 para o interior.

O QUE SERÁ FORNECIDO POR ESSE PROGRAMA AS FAMÍLIAS BENEFICIADAS?

– 1 cx d’ água;

– Kit de instalação; estrutura externa que é uma coluna de eucalipto tratada (uma solução mais pratica e econômica);

– Capacitação para instalação adequada;

– Recurso de R$ 1.000,00 para custear a instalação.

Este Programa caixa d’ água boa tem por objetivo: Promover melhorias nas moradias de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da instalação de caixas d’ águas; Garantir o conforto e o abastecimento das pessoas durante a interrupção no fornecimento de água; Contribuir para manter o equilíbrio da rede de distribuição, evitando sobrecarga.

A possibilidade de armazenamento da água nas residências através da instalação de caixas d’água resultará em maior conforto para as famílias e melhoria na sua qualidade vida. Contribuirá também para o equilíbrio do sistema, evitando a retirada de água da rede de distribuição durante os horários de pico.

Coordenador do CRAS: Marildo Faustino

Assistente Social: Suzete Batista Borges

Pular para o conteúdo