Durante o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhão promoveu diversas ações voltadas para a saúde do homem em todo o município.
Na comunidade de Faxinal do Céu, a equipe do ESF Santa Maria, coordenada pela enfermeira Sineia Cordeiro, realizou atividades de prevenção e promoção da saúde masculina, incluindo uma palestra na empresa Eletrosul, ministrada pelo Dr. Cleverson Xavier.
As ações também contemplaram as comunidades de Divinéia, Serra da Cabra, Santa Emília, Lajeado Feio e Arroio Bonito.
Durante a semana de 18 a 21/11/2024, foram realizadas mais de 150 coletas de exames laboratoriais, incluindo o PSA, em parceria com o Laboratório Shalom . Além disso, foram oferecidas consultas médicas e de enfermagem exclusivas para o público masculino durante toda a campanha .
As atividades foram encerradas no dia 27/11/2024, com um evento especial voltado para a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. O evento contou com a participação de toda a equipe da unidade, que ofereceu atendimento em horário estendido.
A adesão dos homens às ações foi significativa, reforçando que cuidar da saúde também é coisa de homem.