Evento de Saúde Mental Materna

A Secretária Municipal de Saúde, através da Equipe do ESF Santa Maria, realizou no dia 04/06, terça-feira, mais um grupo de gestantes alusivo ao “Maio Furta-cor”, com o tema “Saúde Mental Materna Importa”. Participaram do evento o palestrante Ricardo Almeida e o Dr. Cleverson Xavier, além da coordenadora da unidade Sineia Cordeiro e da enfermeira Karina Cibotto do Centro de Especialidades. Foram destacados temas importantes sobre as alterações psicognitivas que podem ocorrer na gestação e no puerpério, como ansiedade, depressão e estresse. Foi ressaltada a importância de buscar ajuda nas redes de apoio, bem como saber identificar sinais de alerta para a procura de ajuda. Lembrando que a depressão pode ocorrer até um ano após o nascimento do bebê. É de suma importância que os profissionais de saúde orientem e acolham essas mulheres, a fim de identificar comportamentos e/ou sintomas sugestivos de depressão e, da mesma forma, dar seguimento no tratamento inicial dessa gestante ou puérpera.

🤰
🧠

A Secretaria Municipal de Saúde tem como prioridade, na atual gestão, a promoção da saúde e a prevenção das doenças e suas complicações. Com esse intuito, os trabalhos em grupo com as equipes multiprofissionais acontecem em todas as unidades de saúde, abordando diversos temas relacionados aos cuidados com a saúde.🏥👩‍⚕️

Os grupos de gestantes são mais uma rede de apoio às pacientes. As equipes buscam levar informações de forma dinâmica, juntamente com a troca de experiências em rodas de conversa, abordando desde os processos fisiológicos e hormonais durante a gestação, os direitos da gestante, a importância da amamentação e alimentação saudável, vacinas, atividades físicas, vias de parto, puerpério até os cuidados com o recém-nascido e planejamento familiar. É um espaço onde as gestantes são ouvidas, acolhidas, tiram suas dúvidas, contribuindo com esse processo tão importante na vida de toda mulher, que é dar à luz ao seu filho.🤱🍼👶

Se você é gestante e quer participar dos grupos, procure sua unidade de saúde de referência para mais informações.