O patchwork era conhecido antigamente pelas colchas de nossas avós em que vários quadrados de tecidos eram costurados.
Esta técnica surgiu da necessidade de aproveitar o que sobrava dos tecidos. Por isso, não havia muito técnica na junção dos tecidos.
Usado muito para a decoração e em técnicas de trabalhos manuais, o patchwork também passou a ser visto na moda.
Este tipo de técnica já está aparecendo há algumas temporadas nas passarelas e ruas em looks cheios de estilo e personalidade.
O patchwork é uma técnica que envolve o ofício de unir retalhos variados, compondo diversas misturas de colorações, formatos e design. Esta expressão, traduzida literalmente para o português, significa ‘trabalho com retalhos’ ou como popularmente se conhece, ‘colcha da vovó’. O patchwork é o elemento que se localiza na esfera superior do trabalho manual; no meio está situado o enchimento, ou seja, a manta acrílica, e sob o todo, que resulta no acolchoado, está o forro. Tudo é perfeitamente fixado por um método conhecido como ‘quilting’ ou pespontos largos – pontos de costura, em que a agulha entra um pouco atrás do lugar de onde saiu –, elaborados manualmente ou na máquina.
Há inúmeras maneiras de se compor os estratos superiores do trabalho, utilizando modelos de aplicação ou mesclando os padrões de patchwork com as aplicações. A partir destas técnicas é possível tecer colchas, mantas para recobrir estofados, murais, roupas e outras criações.
O Curso será realizado na casa do Artesão, anexado a Rodoviária Municipal.
O curso inicia dia 07 de junho de 2022, com horário inicial ás 08h30min. Inscrições e mais informações no Departamento de Cultura.