CGDM – Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal realiza sua primeira ação!
Aconteceu nas dependências do SIFUMPI – Sindicato dos servidores municipais de Pinhão dia 28/07/2022 a primeira ação do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal – CGDM. Em junho de 2021 o governo municipal através da Secretaria Municipal de Indústria, comércio e turismo, intermediado pelo Secretário Jocelino Vitorino Alves firmaram um termo de cooperação com o SEBRAE para serviço de apoio às micro e pequenas empresas do Estado do Paraná.
Nesse termo foi instituído o Comitê Gestor de desenvolvimento municipal – CGDM com o objetivo de gerir tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte.
O Comitê trabalha com a Cidade Empreendedora visando ações de desenvolvimento econômico. E a ação do dia 28/07/2022 teve o palestrante do SEBRAE Silvestre Torelli consultor do SEBRAE há mais de 12 anos, especialista em Gestão Empresarial Estratégica e Marketing . A Palestra visou o empreendedor rural, urbano e quem pretende ter um negócio próprio. No Sifumpi, Silvestre trabalhou com os jovens e microempresários o tema Comportamento Empreendedor. Teve a participação de mais de 150 pessoas, teve a presença de jovens da Casa Familiar Rural, Colégios estaduais e outras entidades.
A palestra foi bastante motivadora, o Presidente do Sindicato João Isis Machado que é membro do Comitê trabalhou incansavelmente para que tudo fosse perfeito. Suzana Ramos da Vigilância Sanitária foi fundamental em todas as atividades, Chaline Moira, consultora do SEBRAE. Teve após a palestra uma entrevista com dois microempreendedores feita por Nara Coelho da Web RÁDIO TV FATOS. Angelita Surkamp da Agroindústria de queijo e Willian Makuch foram os entrevistados. Falaram sobre os desafios de ser empreendedor nos dias de hoje.
“O comitê é formado pelo setor público, sindicato dos servidores públicos de Pinhão, ACIAP, cooperativas de crédito e empresários do município”.
Ideias viram ações. Oportunidades geram negócios. O empreendedor deve ficar atento às novas tendências de mercado e desenvolver competências empreendedoras.
“Foi plantada uma pequena semente empreendedora para os jovens, esperamos no futuro colher bons frutos de iniciativa, liderança e criatividade”. Afirmou Marcelo Rocha professor de uma das turmas que assistiu a palestra. “Conteúdo que é muito importante e deveria ser priorizado no currículo escolar”.