A PREFEITURA DE PINHÃO E A COMUNIDADE ESCOLAR DA CASA FAMILIAR RURAL ESTÃO EM FESTA

A instituição, que oferece o curso de Técnico Agrícola em regime de alternância, recebeu recursos para a construção de um barracão industrial que permitirá acomodar a agroindústria e ser também um espaço para formação de agricultores, conforme permitido pelo Estatuto Social da instituição.

Durante a reunião realizada no dia 3 de junho, o prefeito Valdecir Biasebetti, juntamente com os secretários de Agricultura e Pecuária, Helder Rocha, de Educação e Cultura, João Maria de Camargo, e de Finanças, Cleverson Mühlstedt dos Santos, declararam que esta é uma grande conquista. “Pinhão é um dos poucos municípios do Paraná que acredita e confia na proposta de trabalho desenvolvida pela Casa Familiar Rural. Não mede esforços para manter a instituição em funcionamento, reconhecendo a importância da formação do jovem agricultor”, salientou a coordenadora Cirene Lisboa Hoffmann.

Gisele de Pádua, representante dos programas da Cadeia Produtiva da Erva Mate e Semente da Nossa Terra, que preconiza a produção de pinhão por enxertia, mencionou que este investimento também possibilitará pesquisas e estudos mais detalhados sobre essas culturas. “Será um espaço de conhecimento científico, onde os alunos terão a oportunidade de ampliar suas pesquisas. É o campo que sairá ganhando, pois a grande maioria dos alunos provém da agricultura familiar e, de uma forma ou outra, isso impactará na renda dos agricultores. Será uma vitrine de aprendizado e novas experiências científicas. Desconheço um município que possua tal condição; tornaremos Pinhão uma referência.”

O secretário de Educação e Cultura também destacou a importância deste projeto para o município. “Estou há anos na Educação e vejo o empenho desta gestão em fortalecer a Casa Familiar Rural, seja nas questões administrativas ou de formação profissional. Esse é mais um ponto positivo que teremos a oferecer. Essa estrutura poderá, no futuro, servir para intercâmbio de conhecimento entre instituições de formação agrícola.”

Por fim, na próxima reunião, o engenheiro civil Wilcar Wilson Parabocz irá apresentar o pré-projeto estrutural ao grupo para sua avaliação.