Agosto Dourado-2022

Agosto Dourado-2022

Agosto Dourado alerta para importância do aleitamento materno.

A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivos nos primeiros seis meses de vida do bebê. Para enfatizar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento, foi criado o Agosto Dourado, instituído pela lei estadual nº 14.726/15 e lei federal nº 13.435/17. O nome é uma alusão ao leite materno, que é considerado “alimento padrão ouro” para os recém-nascidos.

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu durante esse mês diversas ações de orientação para mães e gestantes, e capacitação para os profissionais da Atenção Básica visando “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”.

Para a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Meuri Macedo, “o leite materno tem tudo que o bebê precisa até o sexto mês de vida”. Ele contém os nutrientes e anticorpos essenciais. Quando recebe só leite materno, o bebê não precisa consumir chá, sucos ou água. De fácil digestão, o leite materno promove um melhor crescimento e desenvolvimento dos bebês e também protege contra doenças como diabetes e hipertensão, prevenindo alergias, anemia e infecções respiratórias como a asma. Além disso, eles têm menos chance de se tornarem obesos ou com sobrepeso no futuro. Para as mamães

A amamentação favorece o contato mais íntimo entre a mãe e a criança. Além de auxiliar na redução natural do peso após o parto, ela ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia. “É também um ótimo agente para evitar o câncer de mama ou o de ovário”.

A Secretaria de Saúde conta com uma equipe especializada multiprofissional, composta por Enfermeira, Fonoaudióloga, Nutricionista e Assistente Social, para atender, orientar e auxiliar as mães que encontram dificuldades na amamentação. Os atendimentos estão disponíveis de segunda a sexta-feira em horário comercial no centro de especialidade.

Pular para o conteúdo