Prefeito pagará novo piso salarial aos ACS e ACE repassado pelo Governo Federal

Prefeito pagará novo piso salarial aos ACS e ACE repassado pelo Governo Federal

Promulgado em 5 de maio deste ano pelo Congresso Nacional, a Emenda Constitucional nº 120 alterou o piso salarial nacional aos ACS — Agentes Comunitários de Saúde e de e ACE — Agentes de Combate às Endemias para dois salários mínimos, sendo R$ 2.424,00 em 2022.

A remuneração ficou ao encargo da União, enquanto o, municípios arcará com recursos próprios os incentivos, gratificações e insalubridade.

Os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE) de Pinhão receberam, na manhã desta quarta-feira (20), reajuste em seus salários. O adicional foi garantido pelo Prefeito José Vitorino Prestes.

De acordo com o Prefeito Vitorino, o aumento vai trazer mais dignidade e contribuir para um melhor desenvolvimento do trabalho dos agentes, que são profissionais que estão diariamente junto á população.

“Nós trabalhamos duro e com muita transparência para garantir  o pagamento do novo piso salarial. O dinheiro vai estar nas contas de todos os agentes. Isso é a Prefeitura cumprindo seu papel”, afirmou.

No, dia 20 de Julho, o Secretário de Saúde Alain Cesar Abreu, a Coordenadora da Atenção Primária Meuri Macedo reuniram se no Centro de Convivência do Cras Vila Caldas juntamente com os 78 Agentes Comunitários de Saúde e 8 Agentes de Endemias. A  Secretária de Administração Juliana Tesseroli representando o Prefeito Municipal se fez presente para conversar e passar aos ACS e ACE que o município irá repassar a esses servidores o novo piso salarial ainda esse mês retroativo ao mês de maio e Junho e será incluído 20% de insalubridade em cima do  salário  base que até então todos os demais servidores recebem em cima do mínimo. Para a Secretária Juliana isso vai acontecer com recursos próprios do município. É a maneira de a gestão reconhecer o serviço desses valorosos profissionais. Para o Secretário Alain é um motivo de muita alegria essa conquista, pois é uma luta antiga dele por reconhecimento e valorização desses profissionais que são a base e porta voz das comunidades. São eles que estão na ponta, dentro das residências, conhecem o dia a dia da população e são eles que trazem as demandas para que possam organizar os serviços de saúde conforme as necessidades dos usuários. Só temos a comemorar, finalizou Alain.

Pular para o conteúdo