O Prefeito Municipal de Pinhão, José Vitorino Prestes, assinou o Decreto Nº. 111/2022 que institui o Programa Municipal de Correção de Solo. O programa tem como objetivo auxiliar os produtores da agricultura familiar no processo de correção do solo, buscando o aumento da produtividade, contribuindo, assim, para a viabilização econômica dos pequenos agricultores pinhãoenses.
Este ano serão investidos cerca de 280 mil reais, com recursos próprios, somente na aquisição de calcário, que será subsidiada em 50 % pelo município. Também será subsidiado 50% das análises de solo e o calcário será entregue na propriedade dos beneficiários. Além disso, os técnicos da secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária já estão a campo, visitando as propriedades, coletando as amostras de solo e auxiliando os agricultores no planejamento de suas lavouras. Estima-se que em 2022 será possível atender aproximadamente 250 produtores pelo programa.
O secretário Albino enfatizou a importância de regulamentar o Programa, que num primeiro momento ocorrerá através de Decreto, mas que após sua execução no corrente ano e posterior avaliação, seguirá para regulamentação por meio de Lei Municipal, aprimorando-o e estabelecendo-o como política pública voltada ao desenvolvimento rural de nosso município. Salientou ainda que “para que possamos buscar o desenvolvimento econômico de Pinhão, é necessário a construção de políticas públicas que sejam efetivas e tenham continuidade. O setor agropecuário é o maior gerador de emprego, renda e qualidade de vida para nossos munícipes. Além de que, com a permanência das famílias no campo, garantimos a produção de alimentos para a população urbana e diminuímos a competição pelas vagas de trabalho tão escassas na cidade. Sendo assim, quando se investe no campo, consequentemente se está investindo na cidade.”