No dia 04 de Fevereiro, o Secretário Municipal de Saúde Alain César Abreu esteve participando da Oficina de Alinhamento Conceitual para Fundamentar o Desenvolvimento de Projetos pelo CIS5RS. Foi uma manhã muito produtiva onde foram levantadas e discutidas as propostas para o modelo de atenção e projetos a serem desenvolvidos pelo consórcio da 5ª regional de saúde, do qual fazem parte 20 municípios da região.

Nesta fase, estamos levando nossas reivindicações e sugestões à comissão gestora do novo consórcio, buscando melhorias nos atendimentos já prestados, inserindo nossas propostas de novos serviços  oferecidos à nossa população e fazendo demais alinhamentos para que consigamos obter melhor qualidade da assistência á saúde de nossos munícipes”, Comentou,  Alain.

No ano de 2021, iniciou-se as primeiras discussões sobre a unificação dos Consórcios : CIS, CISGAP, CIS Paraná Centro e ASSISCOP). O objetivo da unificação desses quatro consórcios existentes é melhorar a gestão dos serviços de saúde á população, implantar o SAMU Regional, o Centro de Especialidades e consequentemente reduzir custos aos municípios.

O Secretário Municipal de Saúde Alain, enfatiza que com a concretização da unificação dos consórcios de saúde, os moradores de Pinhão, terão acesso a serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgências e emergências pré hospitalares e ambulatoriais especializados, o que será um grande avanço à saúde da população pinhãoense e de toda a região.