Na ultima sexta feira, dia 17 de dezembro, a propriedade da produtora Angeli Freski Surkamp recebeu o certificado de livre de brucelose e tuberculose animal. É a primeira propriedade da região de Guarapuava, composta por 12 municípios assistidos pela Unidade Regional de Sanidade Animal de Guarapuava (URS), a receber essa certificação.
Tal resultado só foi possível devido ao empenho e dedicação da produtora e sua família que estão a mais de vinte anos na atividade leiteira. Além da produção de leite, a família possui uma queijaria que tem sido destaque na região pela qualidade de seus produtos.
A família conta com o apoio e assistência técnica dos profissionais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e da Secretaria Municipal de Industria e Comercio de Pinhão, órgãos públicos que foram de fundamental importância para a melhoria na produção e para a conquista da certificação.
Segundo Angelita, a Certificação “É uma recompensa por 20 anos de dedicação e responsabilidade, seguindo sempre as orientações e exigências sanitárias”. O Secretário de Agricultura Albino Neto enfatizou a conquista: “Esperamos que mais produtores sigam o exemplo da família e trabalhem em conjunto com os órgãos sanitários para erradicar essas doenças em nosso município. Parabéns a todos os envolvidos que contribuíram para esse importantíssimo resultado.”