Aconteceu no dia 18 de maio em Pinhão a “Caminhada Faça Bonito”, com objetivo de mobilizar os munícipes de Pinhão e convocá-los para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970/2.000, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência. E em Pinhão não foi diferente foram mobilizadas, escolas, entidades, o poder publico e a população em geral, a caminhada teve início na Praça São Cristóvão e o termino na Praça Darci Brolini, onde ocorreram falas das autoridades, com a presença do Prefeito Valdecir Biasebetti, da secretária de Assistência Social Mayara Sant`Anna, representantes do conselho tutelar, da polícia militar, Cras, Creas, Secretarias Municipais e da rede de proteção. Para as crianças e adolescentes foi preparada uma tarde recreativa com brinquedos infláveis e algodão-doce, realizada pela secretaria de Esportes e Lazer.
O prefeito agradeceu a presença de todos e se colocou a disposição de todos “Não é de hoje que esta sendo organizado esse evento, mas agradecer em especial a todos os funcionários a todos os envolvidos, temos um grande compromisso para protegermos essas crianças e adolescentes e podem contar com nosso apoio”. Disse o Prefeito.
A secretária Mayara também agradeceu a todos os envolvidos e falou da importância de ações como esta e que todos se unam cada vez mais com o proposito de combater esse tipo de violência.