🍎EDUCAÇÃO NUTRICIONAL 2023 – TEMA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 🥦

Neste 2º Trimestre no Componente Curricular de Ciências, dentro do Eixo: Saúde e Qualidade de Vida, os (as) alunos (as) dos 3º Anos A e B da Escola Municipal Frei Francisco, tendo como Regentes de Turma as Professoras: Roseni de Fátima Santos (3ºA) e Thaís Corrêa Volupca (3ºB) desenvolveram atividades de acordo com o conteúdo: Educação Alimentar e Nutricional, com base no Kit Itinerante composto por materiais didáticos sobre Alimentação, este fornecido pela SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) do Setor de Alimentação Escolar. Foram utilizados livros de leitura, fantoches e jogos sobre a Alimentação.

E como neste ano de 2023, o tema é: Alimentação Saudável, os (as) alunos (as) do 3º ano B, confeccionaram um material didático de frutas, legumes e verduras em EVA com varetas, com auxílio e orientação das Professoras Thaís e Maria Fernanda Baggio, foram escolhidos alguns alimentos saudáveis como: maçã, banana, pera, laranja, beterraba, tomate, melancia e cenoura. No verso de cada alimento saudável, foi colocadas questões e respostas, onde as crianças leram com fluência, entonação e apresentaram para os colegas do 3º Ano A, para a Pedagoga e Professora Franciele Iensen e para a Diretora e Professora Maria Adriana Loures. As crianças puderam aprender durante as aulas em sala e fixaram seus conhecimentos na apresentação, bem como, o que é uma alimentação saudável, o que podemos fazer para ter uma alimentação saudável, a importância de ter uma alimentação saudável e o que são alimentos saudáveis, alguns exemplos.

Após, a apresentação dos alunos ( as) do 3° B, preparamos com as duas turmas, uma deliciosa vitamina de banana com maçã e leite, onde alguns alunos (as) representantes das duas turmas, foram explicando o modo de fazer a receita da vitamina. Foi um momento produtivo, divertido, reflexivo, de muita participação e interação social. As crianças aprovaram a vitamina, comprometeram-se em fazer a receita na casa com seus familiares, e compreenderam a importância de uma Alimentação Saudável, rica em nutrientes, vitaminas e minerais nas proporções corretas para o bom funcionamento do nosso organismo.

Ao retornarmos para a sala de aula, registramos no caderno todo o desenvolvimento deste grande momento e ainda trabalhamos em Língua Portuguesa o gênero textual: Receita, e no Componente Curricular de Matemática, ainda conseguimos adequar os conteúdos de Medidas de massa e capacidade, agrupamentos e outros. Enfim, agradecemos a SMEC, por meio do Setor de Alimentação Escolar, que todo ano conforme cronograma, nos proporcionam este momento com ajuda do material itinerante, as Agentes Educacionais da cozinha e limpeza da nossa Escola, que não mediram esforços para nos apoiar neste Projeto, nossa Pedagoga Professora Franciele, a Diretora Maria Adriana, a Professora Rosane Rosa e o Secretário Felipe Vargas, onde também se empenharam e se dedicaram à este Projeto, e claro agradecemos aos familiares das nossas crianças que acreditaram no Projeto e mandaram pelas crianças os produtos solicitados pelos professores Regentes de Turma, sem eles e sem a participação em massa dos nossos alunos das duas turmas, não teríamos concluído com sucesso e muitos ensinamentos para a vida de cada um de nós

Como dizia o pensador João Franco, da Capital de Portugal – Lisboa, em 1929: “A alimentação saudável e a paz de espírito, são os maiores e melhores remédios para todas as enfermidades existentes.(Texto e fotos: Professora Thaís C. Volupca)